Biografia

SEIBA MAIS SOBRE A TRAJETÓRIA DE GELSO LIMA

Conhecido na cidade de Osasco e região por ter assumido importantes secretarias municipais nos últimos 12 anos, e conquistado consideráveis avanços, principalmente no comando da Saúde, Gelso Lima (PODEMOS) é nome obrigatório nas rodas de conversa quando o assunto é estratégia de governo, planejamento e construção de projeto político.

Formado em Economia pela Faculdade de Ciências da FEAO – Faculdades de Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco, Gelso trabalhou na CETESB, onde presidiu a Associação e o Conselho dos Funcionários entre 1996 e 1999, período em que também dirigiu o Sintaema – Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Homem de postura séria e comprometido com as atribuições que assume, Gelso Lima obteve grande experiência atuando nos “bastidores” do cenário político da cidade de Osasco, onde articulou o fortalecimento de projetos de governo cujos perfis entendia como necessários para a população.

Entre seus grandes empenhos e vitórias estão as bem-sucedidas campanhas a prefeito dos anos de 2004, 2008, 2012 e 2016, sendo que esta última foi a que elegeu o então vereador Rogério Lins (PODEMOS), em outubro de 2017, com a maior votação da história da cidade: 218.779 votos (61,21%).

Como secretário municipal, Gelso Lima assumiu, em Osasco, as pastas de Governo e Comunicação (2005 a 2006), Saúde (2006 a 2012), Assistência e Promoção Social (2013), Indústria, Comércio e Abastecimento (2012-2016) e Relações Institucionais (2018).

"“É importante estar em uma sigla que conjugue ideologicamente com nosso projeto para a região”, disse, por ocasião de sua filiação."

Seu trabalho na cidade se reflete em conquistas nessas diferentes áreas. No âmbito da Indústria, Comércio e Abastecimento, dedicou-se à implantação da Casa do Empreendedor, do novo Shopping das Flores e da Feira Noturna, coordenou a regulamentação do comércio ambulante e a realização de eventos de apoio ao empreendedorismo e novos negócios, como o Roteiro Gastronômico e o CONCEX – 1o Congresso de Comércio Exterior.

Gelso Saúde
Gelso Familia

Gelso Lima é casado com a jornalista Emília Cordeiro e tem quatro filhos, Guilherme, Gustavo, Giulia e João Gabriel.

SAÚDE

Já na secretaria de Saúde, Gelso conduziu relevantes avanços, tendo obtido, para Osasco, o prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, pela redução da mortalidade infantil. Sob seu comando, foram introduzidos na cidade serviços como:   PAD (Programa de Atendimento Domiciliar), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e Central de Marcação de Consultas para exames especializados. Na estrutura da rede de Saúde da cidade, sua ação levou à conquista da UTI Pediátrica no Hospital Antônio Giglio e do Centro de Parto Humanizado na Maternidade Amador Aguiar. Também encabeçou os trâmites para a assinatura de um convênio com o INCOR para atendimento cardiológico e a ampliação da rede de UBSs e UPAs da cidade. Além disso, implantou medidas importantes na saúde básica, com a criação do PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde), para atendimento domiciliar às famílias, voltado à prevenção de doenças.